Consiste no tratamento de anomalias faciais ou da boca, como a assimetria na mandíbula, dores faciais e tumores na boca, visando a melhoria das condições funcionais e estéticas de toda a área maxilo-mandibular e seus anexos. Realiza procedimentos complementares à reabilitação oral, à dentística restauradora e à ortodontia através da extração de dentes mal posicionados, inclusos ou semi-inclusos.
Consiste em diferentes tratamentos das alterações dos dentes e tecidos circunvizinhos e de suas repercussões sobre a estrutura dental e a saúde do paciente. Com o uso de técnicas, instrumentais e produtos odontológicos, o cirurgião-dentista recupera a função anatômica dos dentes, como a boa e correta mastigação, visando, também, a sua melhoria estética. Inclui a possibilidade do clareamento dental, que consiste em procedimento odontológico e de aplicação de produtos específicos, sempre com a supervisão do cirurgião-dentista, com a finalidade de clarear dentes vitais e não vitais, escurecidos/amarelados naturalmente pela idade, ou manchados por pigmentos de origem interna, seja por trauma ou tratamento endodôntico, ou, então, de origem externa, resultante do consumo de café, tabaco, chá, chimarrão, etc.
Consiste no tratamento de alterações funcionais da articulação temporomandibular (que liga o queixo e o crânio) e dos músculos que envolvem todo o sistema mastigatório. Seus sintomas costumam ser dores de cabeça, dores no ouvido, dores na mastigação ou na fala, dificuldade de abrir a boca, dentre outros. Compreende, também, o tratamento do bruxismo e da apneia do sono.
Conhecido popularmente como tratamento de canal, a endodontia consiste no tratamento das lesões e doenças da polpa (nervo) e da raiz do dente. A necessidade desse tratamento geralmente ocorre em função da inflamação, infecção ou necrose do tecido mole (polpa) que se encontra na parte interna do dente, o que costuma causar dor. Depois da remoção desse tecido, o canal é esterilizado e preenchido com obturação em material específico. Com esse tratamento é possível manter o dente em boca, recuperando sua função mastigatória e conservando a estética bucal. A evolução da endodontia já permite tratamentos endodônticos em sessão única, livre de dor, com técnicas e aparelhos inovadores, tornando-se um procedimento cômodo e rápido.
Trata-se de um procedimento preventivo, próprio da odontologia moderna, que busca diagnosticar as doenças da boca em seu estágio inicial, evitando a dor e os altos custos de tratamento. É um exame odontológico realizado através da captura de imagens por uma câmera intra-oral de alta definição e exames radiográficos. Com as imagens obtidas pode-se, por exemplo, analisar detalhadamente um dente e encontrar um início de cárie antes mesmo que possa ser detectada no exame clínico. Após o diagnóstico, um laudo é realizado, apontando todos as alterações encontradas e o plano de tratamento mais adequado.
São tratamentos que repõem dentes perdidos mediante a instalação de dentes artificiais, confeccionados em material biocompatível, fixados no osso maxilar ou mandibular. A reposição de dentes perdidos é de fundamental importância não só para a recuperação da função dos dentes, mas também para a estética bucal, além de evitar disfunções nas arcadas dentárias pelos dentes faltantes. Através da técnica de implantes são possíveis reabilitações unitárias, totais, fixas ou removíveis.
É um tratamento que busca uma recuperação completa da funcionalidade e da estética bucal mediante o uso de vários recursos odontológicos que podem abranger diversas especialidades. Procedimentos como o aumento da dimensão vertical das arcadas e a realização de próteses permitem resolver problemas nas articulações e deficiências na capacidade mastigatória, entre outras irregularidades, devolvendo ao paciente um sorriso agradável e harmonioso e uma mastigação correta e confortável. As próteses dentárias podem ser do tipo prótese total, prótese parcial removível, prótese fixa ou prótese sobre implante.
Trata-se de uma limpeza completa e profunda, dente por dente, de forma individualizada, que o cirurgião-dentista faz mediante o uso de produtos, aparelhos e instrumentais específicos. É por ocasião desse tratamento que é possível identificar problemas ou doenças da boca, o que lhe confere também um caráter diagnóstico e preventivo.